Voltar

Se tem um negócio, tem uma história!

EU CONTO HISTÓRIAS DE SUCESSO, INOVADORAS E INTERESSANTES.

Marta Leite Castro

Ver mais

Blip

A Blip é reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar e está a apostar ainda mais na captação de talento e na retenção do mesmo.

A aposta no talento junior, mid e senior tem vindo a crescer, o que traz grandes desafios a esta empresa que não descura uma experiência humanizada e próxima que tanto caracteriza o processo de recrutamento que detém, no momento, numa vertente 100% remota.

Quais os grandes desafios no recrutamento?

Num mundo cada vez mais digital, não só as empresas tradicionais sentiram necessidade de se adaptar e reinventar através da tecnologia, como também se criaram novos segmentos de mercado, onde proliferaram empresas cujo core business é 100% tecnológico. Esta evolução levou a que rapidamente existisse um défice entre a oferta e a procura de profissionais qualificados neste setor.

A escassez de talento, o dinamismo, necessidade de atualização de conhecimento qualificado e a competitividade na área das Tecnologias da Informação são os grandes desafios neste setor que fazem com que as empresas tenham de repensar e reinventar, constantemente, a sua estratégia de Talent Acquisition.

No cenário atual, em que a grande maioria das empresas do setor se encontra em remote work, o desafio passa por continuar a prosperar nesta batalha pelo talento, com uma estratégia diferenciadora, ágil, dinâmica e altamente humanizada, encurtando a distância do virtual e permitindo a cada um sentir, no decurso da sua experiência de recrutamento, o que é fazer parte da nossa empresa, ainda que à distância.

A Blip assume uma posição diferenciada no mercado com as vagas que oferece para ocupar?

A Blip assume-se como uma empresa diferenciadora nos vários níveis em que uma organização se sustenta e a prova disso é o facto de sermos reconhecidos como uma das melhores empresas para trabalhar.

Aqui, respira-se tecnologia e inovação, mas também propósito e evolução. Cada um de nós sabe exatamente que faz a diferença e isso permite-nos trabalhar com um sentido de paixão e missão que nos leva a uma superação constante.

Fazemos parte do maior grupo mundial a atuar na indústria de jogos, apostas online e entretenimento (grupo Flutter Entertainment) e as nossas equipas altamente especializadas utilizam diversas tecnologias de ponta e metodologias inovadoras no desenvolvimento dos nossos produtos, que são utilizados por mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo.  

Contrariamente à maioria das empresas, que sofreu uma retração na contração, face a pandemia que vivemos, a Blip aproveitou este período atípico para se focar ainda mais e se reinventar. Historicamente, ficará para sempre na nossa memória que, em pleno momento de quarentena, avançamos com a fusão com mais um grande grupo, reconhecido a nível mundial – The Stars Group – do qual faz parte a marca Poker Stars, que também conhecemos na arena nacional.

Durante os últimos meses, para além de continuarmos a operar com elevada intensidade, pensámos em processos de melhoria e em novas estratégias de negócio, para levar ao nosso cliente a melhor experiência de sempre. Com isso, a aposta no talento junior, mid e senior, bem como na diversidade e inclusão, intensificou-se ainda mais, o que nos trouxe um desafio crescente, de prosperar na batalha pelo talento, assegurando a experiência humanizada e próxima que caracteriza o nosso processo de recrutamento, numa vertente 100% remota.

Mais de 70 vagas disponíveis

«Neste momento, contamos com mais de 70 vagas para diferentes perfis tecnológicos, como Engineers (Backend, Frontend, Mobile, DevOps,) , Quality Assurance, Delivery Managers, Project Managers, Designers UI/UX e Tech Support.

Não estamos à procura de profissionais 100% tailored face às nossas necessidades e expetativas, porque isso simplesmente não existe. Estamos, obviamente, à procura de pessoas com competências na área das tecnologias e afins e, acima de tudo, com um bom leque de soft-skills, das quais valorizamos a capacidade de comunicação, assertividade, trabalho em equipa, agilidade, pensamento criativo, integridade e humildade. É muito importante para nós que as pessoas não se reduzam ao conhecimento técnico, mas compreendam o impacto das suas ações para o negócio, ou seja que tenham visão estratégica, daí que tenhamos sempre um foco muito grande na identificação do potencial.»

Podemos afirmar que inovam pela estratégia que detêm para chegar a cada vez mais talentos?

O recrutamento e seleção especializados representam um desafio na sua globalidade, que exige uma grande capacidade de foco, inovação, criatividade, estratégia e resiliência. Na Blip, toda a estratégia se foca num pilar fundamental: as Pessoas. Gostamos de ser, assumidamente, people centric e costumer obssessed e, como tal, a estratégica de Talent Acquisition, tem por base erradicar qualquer abordagem One Size Fits All, e, antes pelo contrário, proporcionar uma experiência única a cada candidato.

O recrutamento é assumido como a porta de entrada para a nossa segunda casa (é assim que gostamos de sentir a nossa empresa) e como bons anfitriões que gostamos de ser, queremos garantir que mais do que encontrar as competências que procuramos naquele profissional, ele sente efetivamente vontade de ser parte de nós e revela os valores que defendemos. Num clima aberto e de confiança, falar do que fazemos, como fazemos e porque fazemos é a base para a criação de uma relação que acreditamos que irá gerar o engagement pretendido e que, de um modo sustentável, nos permitirá assegurar com eficácia o ciclo de recrutamento e renovação dos nossos recursos.

Com as circunstâncias atuais, vimo-nos motivados a procurar novas soluções para apoiarem as nossas interações com os candidatos. Implementámos uma ferramenta que nos permite lançar aos candidatos desafios personalizados de diversas tecnologias, desenvolver live-coding e fazer code review, assim como acompanhar toda a sua jornada de recrutamento e obter feedback do estado do seu processo a qualquer momento.

Da mesma forma, integrámos um novo software de gestão de recrutamento, que permitirá aos Hiring Managers e Talent Acquisition Specialists gerir todo o processo, de forma mais eficaz e eficiente e lançámos a nossa nova Career Page, com uma experiência de utilizador diferenciadora e altamente intuitiva. Para além disto, desenvolvemos o nosso programa de captação de Talento Jovem – o Beta 2.0– e fortalecemos ainda mais a nossa rede de parceiros de recrutamento especializado e outsourcing, a nível nacional e internacional.

A nossa estratégia de atração e captação é multichannel e data driven, pelo que, com base no conhecimento e experiência adquiridos e nas tendências de futuro, já temos planeada uma forte rentrée, no final do verão, que, como sempre, passará por uma grande proximidade junto de todos os nossos seguidores.»

Quais os fatores que estão do vosso lado para a retenção de talentos?

Somos continuamente focados nos nossos colaboradores e, como tal, preocupamo-nos em apresentar um Employee Value Proposition que efetivamente faça sentido para a vida das nossas pessoas.

Assim, contamos com pacote de benefícios diferenciadores, que contempla horário flexível, trabalho a partir de casa, um dos melhores seguros de saúde do mercado para o colaborador e agregado familiar, dias extra de férias, dias para participação em causas sociais, teambuildings, dias temáticos, plataforma de formação contínua online, formação presencial, diversos protocolos.

Fazer a diferença no dia a dia é o nosso foco. Como forma de exemplo, pouco tempo depois da quarentena ter sido anunciada, e conscientes dos desafios pessoais e profissionais que toda esta situação implica, lançámos um novo programa – Employee Assistant Programme – que contempla um conjunto serviços de apoio psicossocial, legal e financeiro, com uma linha de apoio 24/7, destinada a cada colaborador e respetivo agregado.

Sabemos que, a seguir ao bem-estar geral, o incentivo e suporte à progressão são elementos basilares no que diz respeito à produtividade e ao sentimento de pertença de um colaborador numa organização. Neste momento, estamos igualmente a planear um programa de desenvolvimento interno de novos líderes, entre outras iniciativas, que visam reforçar a nossa workforce, valorizando talento dentro de portas.

Nesta sequência o que vos distingue?

Em suma, diria que o fator de distinção da nossa empresa é a forma como nos preocupamos, apostamos e desenvolvemos as nossas pessoas. Aqui, cada um tem a oportunidade de ser o que efetivamente quiser ser e poderá contar com todo o apoio nesse sentido, desde a sua equipa e manager diretos, a equipas transversais e à mais diversa rede de stakeholders.

O growth mindset que caracteriza a Blip, apoiado por uma cultura de feedback e feedforward constantes, está presente em cada momento da nossa interação e permite um crescimento e superação diários. Desde as reuniões individuais, às reuniões em equipa, às diversas iniciativas formais que dão voz aos colaboradores, às avaliações de desempenho e a todas as conversas de corredor (ainda que virtuais), tudo é encarado como oportunidade de melhoria.

O pensamento ágil de uma startup que está na base dos nossos genes, fundiu-se com a solidez e competitividade de um grande grupo mundial, do qual fazemos parte. Estes são os ingredientes chave que fazem da Blip uma empresa única, na qual a sua cultura explícita e intencional se mistura com uma cultura implícita, de pares para pares, fazendo com que se viva num clima de desafio e evolução constante.

O Porto tem sido reconhecido como um Hub tecnológico. De que modo se reflete no vosso trabalho?

O Porto tem, por si só, excelentes e reconhecidas instituições de ensino superior e técnico-profissional, o que assegura o desenvolvimento de excelentes profissionais, todos os anos.

Está, igualmente, rodeado de inúmeras outras cidades com iguais instituições de elevado mérito no segmento das tecnologias. Por si só, isto tem sido um grande factor de aposta no nosso país por parte de diversas grandes empresas mundiais, como o caso do grupo do qual a Blip faz parte.

Por outro lado, as condições que a nossa cidade proporciona, pelo custo de vida, clima, densidade populacional, locais de atração turística atraíram, sobretudo nos últimos anos, muitos profissionais de outras nacionalidades com background na área tecnológica, o que levou ao fortalecimento do nosso mercado de competências e, deste modo, permitiu-nos afirmar como um Hub Tecnológico (uma espécie de Silicon Valley na Europa).

No caso particular do Grupo Flutter, a Blip apresenta-se como um dos principais Hubs de Excelência Tecnológica do mesmo, o que se traduz num grande orgulho, porque o que fazemos cátem uma qualidade diferenciada e reconhecida em todo o mundo. Por exemplo, e sem revelar grande pormenor ou questões de confidencialidade de negócio, o grupo está a lançar uma nova forma de desenvolver código, o dessa equipa é português e vai gerir uma equipa internacional responsável por criar, desenvolver e implementar, em todas as marcas do grupo, esta nova forma de desenvolver software.

Somos orgulhosamente portuenses, somos orgulhosamente portugueses com impacto reconhecido no mundo!

Escrever um comentário