Voltar

FuelSave

Destina-se a empresas de transporte de mercadorias e logística e tem como objetivo tornar a condução dos camiões mais segura e ecológica.

Fique a conhecer melhor esta solução mobile made in Portugal, ainda em fase piloto mas já premiada aquém e além-fronteiras, nas palavras de Luís Mendes, co-founder da FuelSave.

Em que se baseia o negócio da Startup?

A FuelSave é uma empresa de análise de telemetria em tempo real, ajudamos os nossos clientes a aumentar a eficiência e segurança da sua frota de camiões. Ainda que não estamos em fase comercial, temos três pilotos a decorrer em Portugal, com empresas de transportes de mercadorias.

Os camiões ligados ao nosso sistema têm um dispositivo que recolhe todos os sinais eletrónicos do veículo, enviando-os para a nossa cloud, e um tablet que envia instruções ao condutor, por imagem e voz. Essas instruções ajudam o condutor a adaptar a sua condução às condições de transporte.

Neste momento a resposta dos condutores tem sido muito positiva, alterando a sua condução de acordo com as sugestões enviadas. Poupamos cerca de 20% de combustível por camião. A FuelSave coleta uma parte das poupanças, se o cliente não poupa nós não ganhamos.

Como surgiu a Ideia?

Para quem está familiarizado com a indústria de logística e transportes sabe que o custo de combustível representa a maior fatia dos custos operativos. Existem inúmeras soluções que ajudam a otimizar a gestão e redução dessa fatia de custos. No caso de condução eficiente, existem vários dispositivos aftermarket e soluções já integradas nos veículos que auxiliam na condução.

No caso dos veículos ligeiros toda a gente conhece o cruise control, que hoje em día já reduz automaticamente a velocidade em subidas, para reduzir o consumo. O que não tinha sido abordado ainda era a questão de que o condutor tinha de optar entre conduzir de maneira eficiente ou chegar a tempo com a carga transportada, e nesta indústria chegar atrasado não é uma opção.

A FuelSave ajuda o condutor a cumprir com o seu serviço ao mesmo tempo que reduz os seus custos e aumenta a segurança na condução: Isto porque a nossa tecnologia percebe quais são os momentos, durante a rota, que se pode ser mais conversador na condução e compensa noutros, sendo que o tempo total de transporte se mantém inalterado.

Luís Mendes, Co-Founder

Qual a vossa Missão? 

Ser líderes tecnológicos, a nível mundial, em análise de dados em tempo real para otimização de condução.

António Reis, Co-Founder

Como lidam com a questão do Financiamento?

Apesar de só termos criado a empresa em fevereiro de 2018, tivemos a sorte de ser financiados por vários fundos de I+D, entre os quais destacamos o Portugal2020, que nos vai permitir desenvolver toda tecnologia até ao ponto em que estaremos em fase comercial.

Também em Portugal recebemos vários outros prémios, como da Altice e BGI-Climate KIC. Em Espanha estamos a ser acelerados pelo fundo de Empreendedores da Repsol. A nível mundial, fazemos parte do programa NVidia inception, melhor programa de aceleração para empresas de condução autónoma.

António Fradique, Co-Founder

Qual a vossa Estratégia de Aquisição de Clientes?

Nesta fase estamos em contacto direto com os nossos clientes/pilotos, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia. À parte disso, ainda não estamos em fase comercial.

Diego Vieira, Business Assistant
Pedro Bilou, Business Assistant

O que esperam para o futuro da vossa Startup?

A FuelSave será muito mais do que o produto que desenvolvemos agora, vamos conseguir ajudar várias indústrias a tomar melhores decisões em relação ao transporte e mobilidade: Saber as rotas de condução mais seguras, as que causam menos desgaste dos veículos, saber as que geram mais valor.

Também vamos ajudar as empresas de condução autónoma a desenvolver as suas tecnologias, para que sejam mais eficientes e seguras, usando a nossa plataforma de dados. A FuelSave será um dos principais fornecedores de dados para toda a cadeia de valor associada ao transporte e mobilidade.

Qual o melhor conselho profissional que receberam até hoje?

Todos os recursos são escassos, temos de alocar o nosso tempo e recursos onde possamos causar mais impacto, seja a nível pessoal como de toda a organização.

Manter o foco é muito importante para conseguir executar excecionalmente.

Escrever um comentário