Voltar

Pois Selection

Caroline Filou, uma empreendedora francesa, que gere o seu próprio negócio a partir de Lisboa, a Pois Selection®, que parte do melhor artesanato e seleção de produtos e marcas portuguesas.

Pois Selection® especializou-se em produtos originais e autênticos “Corporate & Souvenir Gifts” feitos em Portugal, incluíndo presentes corporativos, presentes de boas-vindas, brindes de marketing, brindes promocionais e lembranças para todo o tipo de eventos especiais como seminários, conferências, congressos, reuniões, incentivo ao turismo, convenções, team-building, casamentos, reuniões de grupo em Portugal.

Caroline trabalha com Marcas e Artesãos e afirma que “não se encontram em mais lado nenhum, com produtos novos permanentes e colaborações muito próximas. Procuramos proporcionar presentes corporativos que sejam inspiradores e originais em todo o tipo de ocasiões.”

Como é que este projecto foi criado?

Criei este projecto, Pois Selection®, há seis anos com uma amiga minha francesa em Novembro de 2012 em Lisboa após ter-se apaixonado com o artesanato e produtos Portugueses. A minha sócia abandonou o projecto há dois anos e eu continuei, gerindo e expandido todo o negócio com o apoio de uma fenomenal equipa local de free-lancers Portugueses e Franceses que trabalham comigo.

Pois Selection® é também um dos líderes europeus na distribuição a grosso de mesas e cadeiras Arcalo®.

Há 4 anos atrás, apaixonei-me por completo por esta original cadeira “Lisbon Coffee” criada em 1940, um símbolo do design e cultura Portuguesa. A cadeira Arcalo® Gonçalo é, na minha opinião, mais do que uma cadeira, captura tudo o que eu amo e que é sublime naquilo que é o estilo de vida Lisboeta, os cafés, as tradições e a cultura.

Com os meus 7 anos de experiência do mercado Português, também ofereço serviços de distribuição e de venda a grosso para retalhistas, bares, cafés, Hóteis, restaurantes, lojas de design, escritórios de arquitectura e pequenos grupos exclusivos com o intuito de os ajudar a distribuir, promover ou descobrir os produtos Portugueses.

No ano passado, organizei em colaboração com “A Vida Portuguesa”, durante dois meses, uma pop-up “Made in Portugal” numa muito conhecida loja conceito de decoração em Paris de nome “La Trésorerie”.

Este ano organizei um pequeno-almoço com a revista francesa Marie-Claire com bloggers famosos parisienses para apresentar a futura cadeira de criança Arcalo e partilhar algumas informações e marcas de crianças de Lisboa.

Recentemente, organizei um tour de Comida de 3 dias em Lisboa para o Leaders Club Alemães, uma associação de gastrónomos e donos de restaurantes para lhes mostrar a Gastronomia Portuguesa, novos chefs e conceitos de culinária e herança Portuguesa.

Faz a melhor selecção de artesanato Português?

Trabalho com uma seleção de artesãos e marcas Portuguesas para fornecer o melhor produto possível, sempre com a busca por produtos novos e originais.

A minha selecção é uma mistura dos melhores produtos Portugueses e marcas como o sabão Castelbel, a colecção de cortiça e cerâmica Alma Gémea, a colecção Alma de Lisboa da Vista Alegre, a colecção de cortiça da Pelcor, os belíssimos cobertores da Burel. E uma selecção de ainda artistas, marcas e artesão desconhecidos que trabalham com a Pois Selection®.

Um dos mais bem vendidos, por exemplo, é um porta chaves de pele de sardinha feito por um pequeno artesão localizado perto de Santarém, que só se consegue alcançar por telefone!

À descoberta de talento

Há dois anos atrás, descobri um novo artista de dupla nacionalidade Portuguesa e Francesa que cria um fantástico sabão artesanal.

Também estou a trabalhar com um jovem artista que produz azulejos de cerâmica que ainda tem o seu atelier em Campo de Ourique, que revisita o conceito tradicional de azulejos com um padrão contemporâneo, todos eles feitos à mão.

Escolhi para a categoria de papelaria, duas marcas recentes de cadernos, um que ainda trabalha com uma antiga máquina de costura portuguesa Oliva e um outro que ainda coze à mão a cobertura dos cadernos.

A selecção do produto não é só importante, também é muito interessante a história e os artistas por detrás de cada produto.

Os produtos podem ser personalizados através de necessidades específicas e pedidas pelos clientes, de acordo com a temática e especificações de cada cliente.

Como é que define a sua marca “Pois Selection®”?

Pois Selection® é muito mais do que uma simples marca Portuguesa de selecção de presentes. Pois Selection® procura oferecer uma selecção de presentes totalmente manufacturados em Portugal com uma selecção criteriosa de produtos e marcas.

O nosso objectivo é representar o know-how e o savoir-faire Português através dos nossos produtos e ofertas de presentes. Desejamos que a nossa selecção de presentes “made in Portugal” encontre um lugar no mercado de presentes corporativos e profissional em Portugal como também lá fora. Sinto um grande orgulho por ter testemunhado que, nos últimos anos, uma mudança de mentalidade no mercado de presentes B2B: os nossos clientes valorizam cada vez mais o sinónimo de qualidade, design, originalidade e fabrico à mão “Made In Portugal”.

Qual é o perfil dos clientes que o procuram? E o que procuram?

No negócio de presentes corporativos e de lembranças, 40% dos meus clientes são empresas internacionais e agências de eventos que organizam eventos e seminários em Portugal. Trabalho com empresas internacionais como Google de Dublin, Dominos Pizza de Amsterdão, Toyota Europa, Michelin Paris, L’Oréal Paris. E ainda um grande número de empresas farmacêuticas europeias que organizam conferências e também seminários.

Trabalho também muito com os Hotéis de luxo no Portugal como o grupo Tivoli, o Ritz de Lisboa, o Six Senses no Douro, o Farol Hotel em Cascais, o Olissippo Lapa Palace…

Portugal é um palco de excelência de têxteis, cerâmica e cortiça?

“Made In Portugal” hoje em dia está em alta.

De facto, Portugal é um óptimo ponto de origem de produção muito atractivo e oferece alguns tesouros para os nossos produtos e presentes em várias áreas. Trabalhamos proximamente com um importante parceiro de cerâmica, onde a produção familiar é baseada no coração da região cerâmica de Portugal, na Caldas da Rainha.

Temos uma selecção de produtos de cortiça, pois Portugal é o líder mundial produtor de cortiça, não apenas para apaixonados da cortiça como também para produtos de design. A cortiça não só é um produto tradicional, como também é visto como um produto de altíssima qualidade. É ecológico, um material interessante e agradável e pode ser sofisticado e ser alvo de um design com outros materiais como cerâmica ou tecido.

Um dos nossos fornecedores de pele é um negócio familiar que desde há duas décadas que opera e vende não só no mercado local como também fornece importantes e prestigiantes marcas internacionais. Descobri há alguns anos, após algumas visitas ao Norte de Portugal, o know-how têxtil português: temos fornecedores de toalhas de praia, algodão e sacos de Juta perto do Porto onde conseguimos personalizar com facilidade os produtos e em pequenos volumes. Algarve também é uma região rica com o nosso melhor fornecedor de flor de sal, cestas de vime e chapéus.

Qual é o maior desafio para o negócio?

O meu maior desafio diário é o “tempo” ao gerir simultaneamente o meu próprio negócio e a minha vida privada, também ela uma pequena empresa com 3 filhos, um gato, uma casa e um marido muito viajante. Tentando conseguir um balanço perfeito entre estes elementos. Não tenho tempo suficiente para gerir todas as minhas tarefas. Em segundo lugar, é um grande desafio para mim melhorar a minha selecção, presença, site, serviços e nova colaborações numa base diária. Tenho a sorte de ter uma óptima equipa de free-lancers que trabalha comigo. Sigo bastante os meus instintos e tento, através de networking, trocar ideias e pensamentos com alguns grupos empreendedores e associações em Lisboa como os French Uppers ou Entreprendre.

Abertura, flexibilidade e persistência são, na minha opinião, os elementos diferenciadores e a combinação perfeita para gerir o meu negócio.

Hoje o meu objectivo é estabelecer Pois Selection® como uma marca reconhecida de presentes corporativos, conseguir que o meu negócio cresça todos os anos e perseguir o meu maior objectivo que é continuar que a minha selecção de presentes e as várias colaborações que tenho promovam o “Made in Portugal”.

ACERCA DA ARCALO:

Para a distribuição das cadeiras Arcalo®, 60% são clientes privados estrangeiros cuja maioria viajam para Lisboa ou Portugal e apaixonam-se pela cadeira Arcalo® durante uma pausa para café num dos típicos quiosques Lisboetas. Querem comprar algumas cadeiras Arcalo® para os seus jardins, terraços, varandas ou casas para voltarem a ter um sentimento lisboeta. E 30% são donos de cafés e restaurantes, que escolhem as cadeiras Arcalo® para os seus terraços. No ano passado, fornecemos dois grandes terraços num muito interessante Restaurante com um conceito Italiano e Mediterrânico de nome “Oh Julia”, em Estugarda e Mannheim com cadeiras brancas e verde amêndoa. Durante este ano tivemos um pedido divertido para o primeiro café Lisboeta em Estugarda para fornecer o terraço com cadeiras brancas Arcalo®. Os últimos 10% são arquitectos e retalhistas. Em Paris, a loja La Trésorerie está a vender com muito sucesso cadeiras Arcalo® em cores muito específicas: um matte preto, uma cor verde azeitona e um cinzento calçada.

Fotografias de produto de: Charlotte Valade

Escrever um comentário