CTAIMA
CTAIMA nasceu em 2003, da visão de Iolanda Gatell.
A consultora especializada em Sistemas de Gestão fundou o grupo com o primeiro software que procurava facilitar a conformidade legal, digitalizando os requisitos, criando sistemas de gestão lucrativos e contribuindo para a otimização do processo.

Como nasceu o Grupo CTAIMA?
O Grupo CTAIMA nasceu em 2003, da visão de Iolanda Gatell, que era à época consultora especializada em Sistemas de Gestão.
Na sua atividade, Iolanda verificou as dificuldades por que muitas empresas passavam para manter as suas certificações, muitas vezes devido à falta de conhecimento, de ferramentas úteis ou até mesmo de pessoal.
Totalmente convencida de que os sistemas de gestão são excelentes ferramentas para melhorar qualquer organização, Iolanda fundou o CTAIMA com o primeiro software que procurava facilitar a conformidade legal, digitalizando os requisitos, criando sistemas de gestão lucrativos e contribuindo para a otimização do processo. Ainda com o objetivo de adaptá-los à realidade em constante mudança das empresas.
E com a combinação de software e consultoria, cada cliente encontrou aqui o serviço personalizado de que precisava. Desde então, o CTAIMA distinguiu-se sempre por essa combinação de Conhecimento, Tecnologia e Pessoas.

Que tipo de soluções disponibilizam?
O Grupo CTAIMA optou desde o início por incorporar soluções de tecnologia e TI nos seus serviços de consultoria. Por meio de diferentes softwares, lideramos a transformação digital de empresas desde 2003, com especial relevância nas áreas de Segurança e Saúde, Meio Ambiente, Qualidade, Recursos Humanos ou Compras.

Na vossa génese está a combinação de Conhecimento, Tecnologia e Pessoas. Acreditam que isso vos distingue?
No grupo CTAIMA, entendemos que a consultoria atual não pode funcionar sem essas três partes, que também são um todo.
Em Conhecimento, somos especialistas no que diz respeito à Qualidade, Meio Ambiente, Conformidade Legal, Segurança Industrial, Segurança e Saúde, Bem-Estar e Transformação Digital.
Todos eles são suportados pelas suas próprias ferramentas tecnológicas. Para isso, temos uma grande equipa que garante soluções sempre atualizadas com as mais recentes tecnologias disponíveis. Em software factory oferecemos serviços de valor agregado.
E, finalmente, no mundo global e competitivo em que vivemos, a terciarização é uma tendência, pois permite que as empresas se concentrem nos seus principais negócios e possam terciarizar funções ou áreas não estratégicas.

Têm vários clientes em Portugal que utilizam o vosso software. Como tem sido este caminho?
Começámos a operar em Portugal em 2014. Nos primeiros tempos, foi algo muito novo, pois embora exista uma legislação europeia e nacional e até requisitos corporativos, a administração da documentação sempre foi muito manual por Excel, fax ou e-mail. Mas a mudança foi muito rápida, quando as empresas perceberam que o software permitia economia de custos e de tempo da equipa, mantendo um controlo rápido, momentâneo e eficaz da documentação, das suas datas de validade e invalidações.
O software também permite que existam informações completas e reais sobre todo o processo de upload da documentação e da sua aprovação, em caso de incidências ou inspeções.

Quem é o vosso público-alvo?
O nosso software fornece e ajuda a conformidade legal nas diferentes áreas mencionadas a todas as empresas e setores que tenham essa necessidade. Atualmente, temos mais de 850 clientes a usar o nosso software, variando entre pequenas empresas e grandes corporações.
O que ambicionam para um futuro próximo da vossa empresa em Portugal?
A razão de ser do CTAIMA são os nossos clientes. Com eles, estabelecemos um contato pessoal, com visitas frequentes, organização de workshops, webinars, além do nosso Evento Anual, que nos permite conhecer e saber de que outra forma podemos ajudá-los. Os nossos clientes, além de apoiantes do projeto, são as nossas principais referências.
O nosso projeto em Portugal é baseado numa aposta presencial, com a nossa própria equipa. Atualmente, temos mais de 20 clientes, muitos contatos e ofertas enviadas, que esperamos vir a ser concretizadas. Por isso, temos a certeza do nosso crescimento em Portugal.