Voltar

Se tem um negócio, tem uma história!

EU CONTO HISTÓRIAS DE SUCESSO, INOVADORAS E INTERESSANTES.

Marta Leite Castro

Ver mais

Domatica

Uma empresa que oferece o easyedge.io, plataforma de IoT Edge, que visa simplificar e agilizar a execução de projetos IoT. O objetivo: tornar mais acessível a conetividade entre equipamentos físicos e o mundo lógico do software.

Em que se baseia o negócio da Startup?

Domatica é uma empresa especializada em tecnologia de IoT, focada em simplificar a conetividade de equipamentos físicos ao mundo lógico do software.

A nossa oferta comercial é o easyedge.io, uma plataforma de IoT Edge que simplifica e agiliza drasticamente a execução de projetos IoT.

Como surgiu a Ideia?

Como em quase todos os casos, a ideia surgiu da vivência. Comecei por estudar informática e programação de computadores no ensino secundário, seguindo depois engenharia eletrónica na universidade. Apesar de se falar bits e bytes, reparei que havia um vazio entre ambas as áreas. Foi nessa altura que surgiu a ideia de criar algo que preenchesse esse espaço, abstraindo as aplicações do hardware específico ao qual se queriam ligar, facilitando e agilizando drasticamente a criação dessas mesmas aplicações.

Qual a vossa Missão?

A nossa missão é fazer a IoT acontecer.

O movimento da IoT tem vindo a quebrar, desde o seu início, diversas barreiras no caminho de se tornar efetivo.

As derradeiras barreiras residem agora no Edge (no limite, entre a rede local e a internet) e são a segurança, a não padronização de protocolos e a não normalização dos modelos de dados. Precisamente os problemas que resolvemos com o easyedge.io.

Como lidam com a questão do Financiamento?

Usamos o mínimo possível. Claro que poderíamos andar mais depressa se tivéssemos mais acesso a financiamento, mas à boa maneira portuguesa, aprendemos a fazer muito com pouco.

Qual a vossa Estratégia de Aquisição de Clientes?

Sendo a nossa plataforma de IoT Edge uma tecnologia middleware na criação de soluções, o nosso posicionamento de negócio é completamente B2B, privilegiando parcerias estratégicas com grandes players do mercado, como fabricantes de hardware, fabricantes de software ou operadoras de telecomunicações.

Para este tipo de parceiros/clientes, utilizamos uma estratégia de contato direto. Contudo, não negligenciamos a participação em feiras e outro tipo de eventos de divulgação.

O que esperam para o futuro da vossa Startup?

Para uma empresa que começou numa altura em que nem sequer havia terminologia para o que fazia, ver o mercado caminhar na nossa direção é muito animador.

Hoje sentimos uma grande tração no mercado, estamos a ajudar players mundiais a entregar grandes projetos de IoT. Por isso só conseguimos imaginar um futuro com muito crescimento.

Qual o melhor conselho profissional que receberam até hoje?

Para nos mantermos bem focados na nossa estreita faixa de alto valor acrescentado, não caindo na tentação de aceitar projetos apenas pelo dinheiro.

Este conselho é muito valioso, pois por vezes entramos em projetos fora da nossa área de especialização, criando muito stress e esforço na execução, sugando todos os recursos da empresa, acabando por dar prejuízo e impedindo de seguir o nosso curso no caminho da valorização, o que pode ser desastroso.

Escrever um comentário