Fermob
Marca Francesa, líder na fabricação de móveis de metal.
Abriu loja em Lisboa e tem tido uma enorme recetividade com a oferta de móveis diferentes e com a paleta com vinte e quatro cores exclusivas.

Porquê a escolha de Lisboa para abertura da loja?
O aumento do número de pessoas que visitavam a Fermob nas feiras internacionais e perguntavam se a marca estava presente em Portugal, foi o pontapé de saída.
Depois, o encontro informal, entre o Bernard, diretor geral do grupo Fermob, e Philippe Joyeux, representante atual da marca em Portugal, levou a que se avançasse com a abertura da 14ª loja exclusiva Fermob no Mundo, logo após a abertura da loja de Nova Iorque e antes da loja de Moscovo.
O crescimento do mercado português, tanto profissional como privado, foi também um dos fatores decisivos.
A Fermob, para além de uma oferta muito diferente de todas as marcas que estão no mercado, tem uma excelente relação qualidade – preço.

A Fermob destaca-se pelo design pelas suas vinte e quatro cores exclusivas?
A Fermob é a única marca de mobiliário exterior que tem uma paleta com 24 cores diferentes e três acabamentos distintos.
Ao longo dos anos, a Fermob criou o seu próprio ADN, produzindo mobiliário elegante e intemporal e, ao mesmo tempo, robusto, prático e cuidadosamente desenhado. Em 30 anos, a empresa continuou e continua a reinventar-se, conseguindo, ao mesmo tempo, preservar a sua identidade e defender a arte de trabalhar os metais enraizada na tradição.
Uma das razões do sucesso da marca foi sem dúvida a introdução do design e da cor, através da colaboração com designers já conceituados, como Terence Conrad, Frédéric Sofia, Harald Guggenbichler, e outros no início de carreira.
Os designers da Fermob terão de ter sempre na criatividade e desenho dos seus artigos de mobiliário a preocupação de criarem peças de grande facilidade de utilização. Paralelamente, têm todo o cuidado para garantir que os designs são compatíveis com os materiais utilizados.


Quais as peças mais procuradas?
A famosa e intemporal linha Bistro, já com 127 anos de existência, é uma das linhas mais procuradas. A cadeira Bistro da Fermob foi a cadeira escolhida para proporcionar momentos de relaxamento aos visitantes do Bryant Park em Nova Iorque, na Marunouchi Street em Tóquio, e muitos outros. É uma cadeira que nos transporta para locais muito cozy.
Uma outra linha muito procurada é a linha Luxembourg, concebida para os jardins do Luxembourg (Paris) nos anos de 1920. Há cerca de 14 anos, o designer Frédéric Sofia, modernizou, melhorou a ergonomia e aumentou a gama Luxembourg. Esta é talvez a mais icónica linha da Fermob. De muito sucesso é ainda a linha Bellevie, de design muito contemporâneo. Neste momento, as luminárias sem fios da Fermob são das peças mais procuradas, a sua gama tem vindo a aumentar anualmente

As peças são concebidas para facilitar a vida aos clientes com uma aposta clara na qualidade?
A assinatura da marca “jardins heureux” que traduzido para português é “jardins Felizes” juntamente com o mote da marca “Joi de vivre” – “Alegria de viver” é conseguido através do design moderno, confortável, despretensioso e muito prático, associado às 24 cores exclusivas da marca, cheias de calor, delicadeza e elegância, faz com que a marca Fermob seja única no mercado.
O mobiliário Fermob é concebido para permanecer no exterior e é totalmente resistente às intempéries. Tanto os aspetos do design técnico, como a qualidade e tratamento dos materiais utilizados (ferro, alumínio, tecido técnico de exterior) contribuem para garantir a sua longevidade.
Noventa por cento dos modelos de cadeiras são empilháveis ou dobráveis.


E há esse lado da marca que atrai, a praticidade dos artigos no dia a dia, facilmente empilháveis, dobráveis?
Sim, para além de ser uma marca concebida para ficar no exterior independentemente das intempéries, os modelos Fermob são muito práticos, empilháveis, dobráveis e de muito fácil manuseamento.

Acreditam num desenvolvimento sustentável e no respeito pelo meio ambiente, refletindo-se no processo de fabricação?
Amar a natureza, protegê-la, viver e respeitá-la. A Fermob, que concebe mobiliário e peças de exterior, ancorou naturalmente o desenvolvimento sustentável e o respeito pelo meio ambiente no seu processo de fabricação.
Possui a certificação ISO 14001 que é garante que a empresa gere de forma sustentável as consequências ambientais e o impacto causado na vida de quem os cerca. Porque bem viver a natureza é, sem dúvida, respeitá-la!

Como tem sido a recetividade da marca em Portugal?
A marca tem tido uma excelente recetividade em Portugal. É uma marca muito alegre, bem-disposta, e plena de harmonia, e é isso mesmo que os Clientes sentem. As cores e os modelos são únicos. A Fermob está 100% em linha com as novas tendências da decoração dos espaços exteriores, e com a palete e os modelos Fermob consegue-se uma perfeita simbiose entre o paisagismo e os móveis, todos fazem parte de um todo.
Por outro lado, a Fermob trouxe para o mercado português móveis diferentes, cores diferentes, decorações originais. É isto que os nossos clientes nos transmitem que «fazia falta algo diferente com qualidade».


Acerca de Philippe Joyeux
«A minha vida profissional, foi sempre ligada à área da qualidade. Trabalhei 20 anos na SGS (líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, referência mundial em qualidade e integridade). Optei, desde muito cedo, por fazer uma carreira internacional, que me levou para vários países de África e Ásia, mas levei sempre comigo alguns móveis da Fermob que resistiram tanto às condições tropicais em África como ao clima temperado continental na Coreia.
A vida ao ar livre sempre fez parte da minha forma de estar, tanto em casa, como fora. Faço vários desportos, sempre ligados à natureza: Corrida em trilhos, BTT e triatlo, e Portugal oferece as condições ideais para fazer aquilo que gosto. Vivi seis anos em Angola, durante os quais tive ocasião de visitar Portugal várias vezes, sozinho e com a minha mulher. Ambos nos apaixonámos pelo país, e decidimos que um dia, viríamos morar para cá. E assim foi, decidimos abraçar um novo desafio e vir viver para Portugal.»
