mov.e
Uma plataforma com uma nova abordagem ao carregamento de veículos elétricos.
Em que se baseia o negócio da Startup?
A mov.e é uma plataforma de partilha de energia que utiliza a infraestrutura elétrica existente para suportar um ecossistema de carregamento de veículos elétricos que conecta os únicos e verdadeiros atores da mobilidade elétrica: os condutores dos veículos elétricos e os gestores/detentores dos espaços de parqueamento.
Pretendemos que os gestores/detentores de parqueamento (por exemplo, condomínios, empresas, municípios, universidades ou shoppings) substituam as tomadas normais existentes nos parqueamentos por tomadas inteligentes mov.e (IoT) e deste modo possam disponibilizar, de um dia para o outro, pontos de carregamento para qualquer veiculo elétrico (BEV, PHEV e motos). Poderão assim estabelecer o preço, enquanto gerem a quantidade de energia consumida por tomada.
Do outro lado da plataforma, os condutores de veículos elétricos sempre que estacionam validam-se nas tomadas através da aplicação para telemóvel mov.e, sabendo que o pagamento do seu consumo nessa tomada será efetuado após cessarem o carregamento.
Como surgiu a Ideia?
A mov.e começou a tomar forma durante o MBA que os três cofundadores se encontravam a fazer no MIT. Nessa altura decidiram que, após vários anos de experiência profissional tanto em Portugal como no estrangeiro, estava na altura de criar um negócio que colmatasse uma necessidade global e ao mesmo tempo trouxesse um futuro mais sustentável para as gerações vindouras, pois todos são pais.
Qual a vossa Missão?
Disseminar globalmente a solução mais sustentável, eficaz e competitiva de carregamento de veículos elétricos, dando ao coletivo a capacidade de resolver um desafio global que é a descarbonização do sector dos transportes.
Como lidam com a questão do Financiamento?
A nossa abordagem é identificar o parceiro(s) que apresentem capacidade e disponibilidade para financiar o mov.e até ao go-to-market. Ao contrário das restantes startups que iniciam o seu estágio de financiamento por uma fase seeds, a mov.e financiou o seu desenvolvimento inicial através dos seus cofundadores, atingindo um estágio de desenvolvimento que a põe significativamente próxima do go-to-market.
A mov.e está a criar uma porta de entrada para grandes empresas de setores que historicamente estiveram sempre afastados do setor energético tais como, o sector de telecomunicações, o setor da mobilidade ou o setor do imobiliário.
Qual a vossa Estratégia de Aquisição de Clientes?
Estamos atualmente próximos de fechar um projeto-piloto na área da grande Lisboa com parceiros como a Câmara de Cascais, o Campus da Carcavelos da Nova Business School e o Belas Clube de Campo de modo a provar o nosso conceito e a obter assim uma ordem de encomendas considerável.
O nosso modelo de negócios será equivalente ao modelo das Telecom.
O que esperam para o futuro da vossa Startup?
Expansão internacional com crescimento exponencial.