Voltar

Se tem um negócio, tem uma história!

EU CONTO HISTÓRIAS DE SUCESSO, INOVADORAS E INTERESSANTES.

Marta Leite Castro

Ver mais

WYZE Mobility

A WYZE Mobility tem a sua primeira operação de mobilidade sustentável e partilhada em Lisboa, com uma frota de 260 scooters elétricas.

A WYZE quer assim promover o uso transportes urbanos sem emissões de CO2 nas deslocações dos seus utilizadores pela cidade, de forma segura e prática.

Como define a WYZE Mobility?

A WYZE é um operador português de mobilidade descarbonizada e partilhada que oferece, numa primeira fase, serviços de mobilidade com scooters elétricas.

Lançámos a primeira operação em Lisboa no dia 1 de julho e temos, desde meados de setembro, uma operação-piloto nas cidades de Matosinhos e do Porto.

A mobilidade sustentável e partilhada é um dos pilares da vossa marca?

A mobilidade sustentável e partilhada é “O” pilar da WYZE. Temos como missão oferecer soluções cada vez mais eficientes e inovadoras para o transporte intraurbano, sempre com um foco muito vincado na descarbonização do ambiente.

Em que consiste o vosso programa de fidelização com base em poupanças de CO2?

O programa WISDOM tem por base a poupança de CO2 como critério de acumulação de benefícios para os nossos clientes. Por usarmos a plataforma AYR do CEIIA, que serve um número crescente de operadores de mobilidade com uma cada vez maior dispersão geográfica, o WISDOM ganha desde logo uma amplitude que excede a dimensão da própria WYZE. Ou seja, basta termos uma carteira eletrónica AYR para usarmos na WYZE os AYRs acumulados em qualquer dos outros operadores.

Numa fase inicial, os AYRs permitirão converter a pegada ecológica em minutos de utilização na WYZE. Estamos a trabalhar em conjunto com o CEIIA para que, o mais brevemente possível, possamos passar a pagar, pelo menos parcialmente, bens e serviços com AYRs.

Que ações de impacto ambiental pretendem levar a cabo?

Vamos desenvolver ações em conjunto com entidades municipais e privadas com o claro objetivo de fazer com que o impacto ambiental da WYZE ultrapasse em muito as poupanças de emissões de carbono decorrentes diretamente das nossas operações – além das nossas scooters, os carros e carrinhas com que fazemos o suporte à operação são também elétricos. Estamos a trabalhar numa agenda de medidas descarbonizantes, que contamos começar a divulgar muito em breve.

Há a possibilidade de terem publicidade nas scooters? Como funciona?

O nosso modelo de negócio foi concebido e desenvolvido, desde a primeira hora, com a noção de que os nossos veículos apresentam uma atrativa solução para marcas alinhadas com os nossos valores poderem comunicar com os seus clientes – atuais e potenciais.

Antes mesmo de lançarmos a primeira operação nas ruas de Lisboa, já tínhamos fechado um contrato com a Galp para que a  sua marca Galp Electric fosse projetada através das nossas scooters elétricas.

Qual vosso plano de expansão para a empresa?

A WYZE estreou-se no mercado da mobilidade no dia 1 de julho de 2019, com o lançamento de uma operação em Lisboa. Em meados de setembro, durante a Semana Europeia da Mobilidade, colocámos uma pequena frota de scooters elétricas nas ruas do Porto e de Matosinhos, num piloto em parceria com o CEIIA.

O nosso objetivo imediato é consolidar estas operações e expandir a nossa base de clientes, que já conta com mais de 2.500 pessoas. O próximo passo, que já se encontra em desenvolvimento, será levar a WYZE para mais cidades, tanto em Portugal como no estrangeiro, dando início ao nosso plano de expansão internacional. Temos como objetivo crescer quer pela via orgânica com operações nossas, quer pela via do franchise.

Qual o conceito do Unobvious Lab + Con Gusto?

O Unobvious Lab é o laboratório de ideias onde nasceu a WYZE Mobility, sendo o seu primeiro spin-off.

Com o lançamento da primeira operação da WYZE, o Lab ganhou uma dimensão física através do espaço que abrimos na Rua das Janelas Verdes, em frente ao Museu de Arte Antiga. Porque somos irrequietos, insatisfeitos e ambiciosos e, também, porque sentimos uma empatia e uma inspiração imediatas com o espaço, não quisemos que a casa da WYZE fosse apenas isso.

Assim, quisemos explorar todo o potencial que vimos e vemos neste espaço, dando-lhe toda a versatilidade que ele pede. Além de ser a sede operacional da WYZE, o Unobvious Lab é, em primeiro lugar, um ponto de encontro de pessoas de grande qualidade a vários níveis, pois sabemos que é este o melhor ponto de partida para qualquer projeto pessoal ou profissional.

Escolhido este espaço, decidimos materializar algumas ideias de negócio sobre as quais já nos tínhamos debruçado, e trouxemos para dentro uma segunda marca nossa, ainda mais jovem do que a WYZE – o Con Gusto. Trata-se de um conceito de bar & brunch, onde se pode comer e beber a qualquer hora do dia, em que nos sintamos em casa fora das nossas casas. Seja pelo conforto do espaço aos níveis estético e físico, seja pela elevada qualidade dos produtos que podemos escolher, seja principalmente pela envolvente humana do nosso serviço e dos nossos clientes.

Como está dividido o espaço?

Além da WYZE e do Con Gusto, no Unobvious Lab encontramos uma galeria de arte, um espaço de coworking, uma loja de decoração e de vinhos, uma sala para eventos privados (reuniões, workshops, formações, pop-ups, almoços e jantares, etc) e, no espaço mais amplo, temos a possibilidade de fazer eventos até 200 pessoas.

Está aberto a eventos de outras empresas ou marcas?

Completamente. Temos tido várias solicitações para eventos tão diversos como aniversários, reuniões familiares, apresentações de produtos e serviços a clientes, corporate meetups, etc.

Escrever um comentário