Rock in Rio Innovation Week
A segunda edição foi grande um sucesso!
Agatha Arêas faz um balanço desta edição, que deixou uma marca de entusiasmo, inspiração, aprendizagens e motivação, tendo tema central a ideia “A Tua Atitude Transforma”.
Qual o balanço do Rock in Rio Innovation Week?
Super positivo, em diferentes dimensões: aumentamos a estrutura física, aumentando os espaços. A equipe cresceu. O número de participantes dobrou. E o mais significativo: a proposta de valor do evento foi não somente compreendida, como muito bem recebida. Ficou patente que há muito por se debater acerca do papel do ser humano num mundo onde a Inteligência Artificial está em todo o lado, ganhando espaço muito rapidamente nas nossas relações pessoais e profissionais.

Agatha Arêas, Vice Presidente de Learning Experience do Rock in Rio
O ângulo pelo qual escolhemos olhar para a Inovação, colocando a pessoa como o seu principal motor, posicionando a tecnologia como meio e o ser humano como o mais poderoso agente de transformação da sua vida e do mundo ao seu redor, demonstrou-se ser o gatilho para incontáveis e frutíferas conversas, provocações, partilhas, criações, conexões.
Acreditamos que a construção de um mundo melhor passa também pela Educação. E que há vários e diferentes formatos para promover a partilha de Conhecimento. Portanto, o RiR Innovation Week cumpriu com excelência o propósito da área de Learning Experience da marca: “Contribuir para o desenvolvimento das novas competências técnicas e relacionais na formação de pessoas mais confiantes, felizes e empáticas”.

Esta segunda edição teve o objetivo de lançar um desafio às pessoas para uma jornada de inspiração e preparação para a construção de futuros promissores?
Sem dúvida. Um desafio pode representar uma ameaça ou uma oportunidade. Nós vemos grandes oportunidades no desconhecido que se revela a cada dia à nossa frente, num mundo que se transforma numa velocidade muito mais acelerada do que em qualquer outro momento da História. Mas reconhecemos que há um caminho de adaptação e desenvolvimento de novas habilidades que precisa ser feito. E que começa com a decisão de cada um de nós. Com o nosso comprometimento individual, para que possamos contribuir de forma plena para o coletivo. Por isso preparamos uma jornada que se completava em três dimensões: Inspiração, Experimentação e Conexão. E foi lindo. Foi lindo porque a jornada foi eficaz, produtiva. Mas também prazerosa, fluida, alto astral.

Os conteúdos foram distribuídos desde talks com especialistas, workshops, mindfulness sessions até sessões de atividades de networking, entre muitas outras iniciativas. Como foi articular tudo isto?
Tirando a parte operacional de encaixe de horários, distribuição de salas e espaços etc, que sempre é um trabalho tipo puzzle (daqueles de milhares de peças!), o conceito estava tão claro, os learning outcomes que cada intervenção deveria entregar estavam tão bem definidos e, acima de tudo, o tema central “A Tua Atitude Transforma” é tão poderoso e elucidativo, que o conjunto destes fatores acabou por funcionar como um “imã” que atraiu muita gente boa, muitos conteúdos excelentes, parceiros experientes e outros com pegadas frescas que só aguardavam uma oportunidade para emergir.

A curadoria foi feita com muita seriedade, mas também com muita sensibilidade. Estivemos sempre atentos aos drivers que nos interessavam para parametrizar os conteúdos. E buscamos dosar quantidade versus qualidade, distribuindo-os entre as três dimensões da jornada pretendida e assegurando a entrega dos quatro learning outcomes da forma mais equitativa possível.

Não faltou arte e música, o que enriqueceu ainda mais o evento. Faz parte da essência da vossa marca?
Sim! É inquestionável que onde há Rock in Rio, há sempre um universo sensorial acontecendo. Música está no nosso DNA e é através dela que, há 34 anos, a marca vem fazendo o que mais gosta: conectar pessoas. Rock in Rio é human centered. Costumamos dizer que somos feitos de pessoas, por pessoas e para pessoas.

E ao longo da nossa história vimos alargando e fortalecendo a nossa plataforma de conexões, através da qual conectamos ideias, projetos, marcas, cidades, países e… pessoas! A “Rock in Rio Edutainment Platform”, da qual faz parte o Innovation Week, vem justamente promover a junção do Entretenimento com a Educação, proporcionando experiências de aprendizagem que impactem o participante através das sensações. Por vezes, em formatos mais introspectivos e, por outras, mais divertidos. O certo é que ninguém sai indiferente!

Está anunciada a terceira edição. O que promete 2020?
Sim! Já temos encontro marcado para os dias 23, 24, 25 e 26 de junho de 2020. A cultura Rock in Rio é sempre trabalhar para crescer e fortalecer as nossas iniciativas. Isso pode passar por dimensões físicas, por aprimoramento do conceito, pela realização de parcerias estratégicas, pelo estreitamento de laços com o público ou pelo desdobramento de um projeto “core” em diferentes produtos. O plano de expansão do Innovation Week abarca todos esses fatores.

Rui Mendes da Costa, Head of Learning and Training, Galp
Mas não temos pressa. Estamos trabalhando por um crescimento sustentável. A cada edição entregaremos algo mais. Disso, público e mercado podem ter certeza. A visão é que o projeto expanda fisicamente ao redor do LACS. À medida que mais conteúdos interessantes forem criados, precisaremos de mais espaço físico. E a ideia é que, a partir do LACS – onde o Innovation Week aconteceu desde sua primeira edição, em 2018, e onde fica a sede do Rock in Rio na Europa – criemos nos arredores um verdadeiro Rock in Rio Innovation District.